Eu também sou um milionário: Paguei mais de um milhão em impostos

A revista Veja na sua edição de 14 de janeiro de 2012 falava sobre os milionários brasileiros, ou seja, aqueles que possuem um milhão em patrimônio.

Sou um indivíduo mediano, nem rico nem pobre, que trabalha e estuda durante 40 anos e goza de um padrão de vida relativamente tranquilo. Mas não sei se sou um milionário. Talvez se vendesse tudo o que tenho bem vendido chegasse a esse valor. É um calculo de probabilidades.

Mas uma coisa eu sei: com certeza já paguei mais de um milhão em impostos durante toda a minha vida. Comprei e vendi três moradias. Comprei e vendi dezenas de automóveis. Paguei IPTU e IPVA durante 40 anos. E principalmente, como assalariado que sempre fui, metade do tempo com remuneração razoável, paguei muito imposto de renda na fonte.

Essa é a maior praga. Não dá para escapar. Já recebido líquido.

Um simples calculo: No ano passado paguei ao leão 34.000,00 reais (No ano anterior foi mais, pois havia renda de inventário). Considerando que trabalho há 40 anos, se mantida a média temos que arrecadei para o governo R$ 1.360.000,00 só em imposto de renda.

Mesmo se consideramos que no início da carreira eu não ganhava a mesma coisa, temos todos os outros impostos, o que me leva a estimar alguma coisa em um milhão em meio.

Esta conta me arrepia. Eu não consigo reunir essa quantia reunindo todo o meu patrimônio. Acho que comi, passeei e gastei demais na minha vida. Podia estar rico. E estando rico teria deixado de ser assalariado. E não sendo assalariado não teria pago imposto de renda na fonte.

Vida maldita!!!

Esta entrada foi publicada em Cidadania. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>