Como elaborar e enviar uma carta de apresentação para emprego

Veja neste artigo vamos falar como preparar e enviar uma carta de apresentação profissional para uma nova oportunidade de emprego.


Cabe primeiro esclarecer o que uma carta de apresentação, as situações especiais onde ele deve ser usada e como proceder no seu uso.

O que é uma carta de apresentação

Uma carta de apresentação, como o nome já diz é uma carta que apresenta um profissional que está em busca de novos desafios profissionais. Tem como objetivo fazer uma primeira apresentação do profissional a potencias interssados.

Uma carta não é um currículo. Não pode ter os detalhes que um curriculo tem. podemos dizer que a carta é uma propaganda em massa, um banner, que tem como objetivo chegar a um número grande de pessoas potenciais compradoras do produto.

Isso!! A carta de apresentação de um produto. Esse produto é você. Existem muitos consumidores que precisam de um produto como você  e não sabem.  O objetivo da carta é informá-los da existência do produto.  Em caso da necessidade confirmada outros contatos se farão necessário.

Como deve ser uma carta de apresentação

Uma carta de apresentação deve ter obrigatoriamente uma única página. Deve ter uma diagramação elegante. Deve conter o nome e posição a quem está sendo endereçada, ressaltar as experiências profissionais do interessado e os motivos da busca do desafio e  os dados para contato.

Segue um exemplo de uma carta minha nos velhos tempos, quando efetivamente precisei e muito ajudou: Carta de Apresentacao

Quando fazer uso de uma carta de apresentação

Uma carta de apresentação é útil para conseguir entrevistas para uma nova colocação. Seu uso é mais eficaz para ser usado em massa. Ou seja propaganda de produto a potenciais interessados. Com sabemos existem muitos interessados, mas não sabemos onde eles estão.

O marketing e a propaganda existem para aproximar a oferta e a procura de mercadorias, Você é uma mercadoria disponível. Precisa de exposição aos potencias compradores.

Você se considera um bom produto. Esta disposto a uma exposição? Se sim use este processo sem moderação.

Ele pode ser util em qualquer uma das seguintes situações

  1. A volta de um curso no exterior
  2. A volta após uma experiência no exterior
  3. Novos desafios. Mudança de posicionamento no mercado.
  4. Perda abrupta de um emprego.
  5. Mudança de cidade

Quais os procedimentos associados á carta de apresentação

Carta de apresentação é uma mala direta. Você precisa da lista de contatos. Você pode ter uma, conseguir com amigos ou contratar uma empresa como foi o meu caso.

Acredito que você já sacou que o retorno de uma mala direta é pequeno. Espero no máximo  5 a 10% de retorno de entrevistas, Vai depender da qualidade da sua mala. Se as pessoas endereçadas forem as certas o retorno é maior.

Por isso e para evitar uma exposição inadequa cuide bem da sua lista de distribuição. Procure encontrar uma mala direta que contenha efetivamente pessoas interssadas no seu produto. Regra básica do marketing. mande 100 cartas para obter até cinco retornos.

Mande a carta, sempre individual e com o nome do destinatário na carta. É uma carta pessoal. E espere os primeiros contatos. Eles virão com certeza. Poerão ser para enviar um curriculo detalhado ou já para uma entrevista.

Esteja preparado. E boa sorte!!

Esta entrada foi publicada em Curriculo e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>