Como fazer uma entrevista de emprego

Prezados, mas desculpem, mas terei que ser irônico neste artigo. Se você o esta lendo é por que está precisando fazer uma entrevista e preocupado com isso. Continue lendo. Acredito que você irá mais relaxado para a entrevista.


Não irei aqui discorrer com um manual de como você deve se comportar na entrevista. De pouco vai adiantar nesta altura do campeonato.

Aliás, parabéns para você. Já consegui a entrevista (se ainda não consegui leia outros artigos sobre isso). Já é um grande passo e esta leitura, tenho certeza, o ajudará.

Primeiro, é bom lembrar que você deve ir vestido e se comportar de acordo com o entrevistador. Acima de tudo seja você mesmo, por que ninguém vai comprar produto com cara de falsificado.  ou que não serve para o objetivo proposto.

A sua postura deve ser diferente de acordo com a entrevista, que pode ser com a área de recursos humanos ou com o futuro colega de trabalho.

Entrevista com a área de recursos humanos

Tenho muita simpatia pelo pessoal de RH. A função  deles numa entrevista é ou ajudar a fazer uma triagem quando a lista de candidatos é grande ou avaliar para o seu futuro chefe algumas particularidades de sua personalidade e adequação ao ambiente da organização e à vaga em questão. eles são realmente bons nisso e a única coisa que você pode fazer é estar tranquilo e ser você mesmo. Não tem isso de se dar bem e impressionar numa entrevista de RH. Você pode se dar mal. Relaxe. Não demonstre que você precisa desesperadamente dessa vaga.

Numa entrevista de RH você só precisa demonstrar que é uma pessoa normal, de bem com a vida, bom profissional, gosta do que faz, evoluindo sempre, com uma boa carreira, que está na entrevista em busca de novos desafios ou se recolocando após um acidente de percurso.  Importante é você demonstrar que para aquele cargo você é a escolha mais acertada pelo seu currículo e pela pessoa você é, com iniciativa, liderança e companheirismo. Se nem você tem confiança nisso a tua chance é menor. Vá lá de qualquer forma e leia os outros artigos para estar melhor na próxima entrevista.

O pessoal do RH tem instrumentos fantásticos para mapear seu perfil. Iniciativa, liderança, perseverança, trabalho em equipe, relacionamento. Tudo isso é fichinha para eles. Você vai sair mapeado, sem sequer perceber. Seja em uma simples entrevista ou então respondendo a um simples questionário. Se você não é bom nisso tudo, paciência. Invista na sua melhoria pessoal e tente uma outra vez.

O entrevistador  do RH vai tentar mapear os seus pontos fortes e fracos em vários dos quesitos mencionados. O que você pode fazer ainda hoje é listar esses pontos. Melhor você saber antes deles e estar preparado. Se você nem sabe isso não vá perguntar para eles. Eles até saberão dizer, mas vai pegar mal. Você nunca ouviu falar em auto-conhecimento?

Entrevista com seu futuro chefe

Se você já chegou à entrevista com seu futuro chefe, falta pouco para conseguir chegar lá. Ele provavelmente deve ter alguns candidados além de você e a entrevista vai servir para criar um ranking dos melhores. Use aquela lista dos pontos fortes e fracos. Acrescente a lista de realizações. E vá para a entrevista como se fosse bater um papo com um velho colega.

Sim. Impressionar numa entrevista final é mostrar acima de tudo empatia com o fuuro chefe. Relaxe. Procure de alguma forma obter informações sobre ele. Mostre cumplicidade, sem exageros. Vocês estão no mesmo barco. Você precisa do emprego e ele precisa de um profissional competente. Não tenha medo de perguntar o que ele está procurando e depois  informe a ele, com sinceridade que você é a pessoa certa. De amigo para amigo. Nesse dia pode estar nascendo uma grande amizade. Relaxe e vá firme. Se mentir, minta com convicção. Se não souber mentir seja verdadeiro e solidário aos desafios que esse homem quer vencer.

É isso!! Esperava mais dicas fantásticas. Sinto despontá-lo. Na hora H de uma entrevista o que você precisa mostrar é que você é uma pessoa com um ótimo nível de empregabilidade em busca de um novo desafio. Buscando essa nova oportunidade sem medo e de peito aberto, mostrando que de fato você é. Só isso. Se você pensa diferente e acha que precisa de mais dicas para realizar a entrevista você está precisando realmente de uma consultoria de carreira. Experimente ler os outros artigos.

E boa sorte!!!

Esta entrada foi publicada em Empregabilidade, Emprego, Entrevista. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>