Qualidade de vida e emprego

O que é Qualidade de vida? Qual a relação da qualidade de vida e emprego. Como  o emprego ou trabalho pode melhorar a qualidade de vida?


O que é qualidade de vida?

Qualidade de vida é um método usado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, laser, habitação, laser, trabalho e saneamanto básico e outras circunstâncias da vida.

Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis. Mas o “padrão de vida” acaba influenciando de certa forma a “qualidade de vida”.

Considerando que o trabalho é uma parte importante da vida de qualquer pessoa  podemos  dizer que uma pessoa que tem um bom trabalho/emprego, que seja prazeroso e bem remunerado ajuda nas medidas positivas da qualidade de vida.

Respondendo bem rápido a  primeira pergunta: Qualidade de vida tem a ver com ser feliz no conjunto das diversas coisas da vida. Tem a ver com ser feliz, com saúde e bem estar geral.

Relação entre trabalho e qualidade de vida

Você já deve ter lido sobre pessoas que afirmam ser felizes por que recebem dinheiro para fazer o que gostam. Outros, normalmente empresários, afirmam que não precisam de férias por que o trabalho é um descanso. Outros ainda, normalmente profissionais liberais como engenheiros, advogados ou médicos, não param de trabalhar nunca, associando aposentadoria à morte. Niemeyer, o famoso arquiteto brasileiro, continua ativo em sua profissão após completar 100 anos.

Como é que pode? Descansar trabalhando!!!. Morrer trabalhando!!!. A grande maioria das pessoas quer mesmo é uma aposentadoria com chinelo e pijama.

Sim, para muitas pessoas o trabalho não é um fardo. Elas trabalham com prazer. O trabalho as relaxa. No trabalho buscam muitas vezes a paz em momentos conturbados da vida pessoal. Usam o trabalho para melhorar a sua “Qualidade de Vida”, muitas vezes não conseguida em outros aspectos da vida.

Respondendo a segunda pergunta: Qualidade de vida no emprego/trabalho tem a ver com fazer aquilo que se gosta!!! Tem a ver com sentir prazer no que faz.

Não estamos dizendo que é preciso buscar no trabalho a fuga para os problemas do dia a dia. Estamos dizendo em usar o trabalho como um dos muitos fatores para tornar a vida com qualidade. Significa ser feliz com o se faz.

Já sabemos, pelos inúmeros exemplos que vemos na vida que é possível sentir prazer no trabalho e trabalhar até os últimos dia da vida. Só resta saber como conseguir esse prazer.

Como  o emprego ou trabalho pode melhorar a qualidade de vida?

Vamos então à pergunta. Como é possível ter feliz trabalhando? Como ter prazer ao executar as suas tarefas.

Trabalhar naquilo que se gosta, como empregado ou patrão é possível. Basta primeiro de tudo, identificar (1) aquilo que se gosta, (2) encontrar atividades em que se ganha dinheiro com isso e (3) realizar as ações necessárias para mudar.

Nenhuma das duas etapas acima é fácil ou trivial.

Identificar o que se gosta e se faz bem. Identificar aquilo que se gosta e o que se faz bem é um exercício constante de auto-avaliação. Vem com o tempo. Por isso muitas pessoas só descobrem isso bem tarde  e usam como uma atividade na aposentadoria.

Como identificar habilidades que gostamos de fazer no início da vida profissional? Para os mais jovens identificar habilidades que se gosta de praticar e nas quais somos bons é possível com a ajuda de especialistas ou mentores.

Identificar atividades econômicas fazendo o que se gosta: Identificar atividades econômicas, ou seja, resultado econômico fazendo aquilo que se gosta é um exercício que demanda muita pesquisa. É necessário conhecer o mercado e as formas de se ganhar dinheiro. Também aqui é possível a ajuda de especialistas, mas cada caso é um caso a pesquisa  pessoal é o melhor caminho.

Ok. Tudo identificado. Mas é muito complicado mudar o rumo das coisas.

Muitas pessoas têm a consciência de tudo o que foi aqui explanado, mas consideram muito complicado mudar as coisas e preferem levar a vidinha de sempre.

Mudar para uma nova vida onde se faz aquilo que gosta, ganhando dinheiro, talvez seja o mais difícil. É necessário investir na formação específica e lutar por vagas de trabalho. Muitos desistem aqui. É uma pena.

Não há milagres. Iniciar ou mudar para uma carreira de sucesso demanda esforço e tempo. Não pense que as oportunidades  virão até você. Você precisa ir até elas, com auto-avaliação, se preparando, estudando, fazendo contatos e lutando.

Conclusão: Trabalho e emprego são itens de grande peso na qualidade de vida. Fazer o que gosta traz qualidade de vida. Fazer o que se gosta no emprego/trabalho traz qualidade de vida. Ter rendimentos fazendo aquilo que se gosta traz qualidade de vida. Portanto, tudo a ver.

Esta entrada foi publicada em Emprego, Qualidade de vida, Vida pessoal e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>