Carreira, emprego e vida

Vamos aos fatos: emprego depende diretamente da carreira escolhida. A própria vida depende da carreira escolhida.

E ainda tem gente que não dedica o tempo e o esforço necessário a escolher a própria carreira! Aliás em que idade devemos escolher uma carreira? Como fazê-lo?.

A primeira resposta: não há uma idade certa para dedicar tempo para desenhar a carreira. Há muitas pessoas que faz isso aos 50 anos, por que viram que fizeram tudo errado e desejam recomeçar e fazer o que gostam. Nunca é tarde. Considerando que o Niemeyer é um engenheiro que trabalha aos 100 anos a pessoa ainda terá 50 anos de vida profissional. Ou seja: nuca é tarde para recomeçar.

Mas espera ai! Não seria melhor escolher a carreira aos 18 anos e fazer uma boa faculdade? Esse é o caminho ideal! Mas aos dezoito anos quase ninguém está preocupado com a carreira. Está preocupado em namorar, curtir a vida e fazer uma faculdade sem grandes sacrifícios. Ou seja, quando efetivamente deviam se preocupar com a carreira a grande maioria dos jovens ainda não está com a maturidade suficiente para isso.

Já deu para perceber que definir uma carreira só pode ser feito de dois jeitos. No início da carreira falta maturidade e isso pode ser feito com muito apoio dos mais velhos ou consultorias especializadas. A outra forma de definir isso é com a experiência da vida, aprendendo com os erros, identificando aquilo que se gosta e o que não se gosta.

Aí vem outro ponto: escolher a carreira correta tem a ver com fazer o que se gosta. Quantas pessoas você já ouviu dizer que é feliz por que recebe dinheiro para fazer o que gosta? Esse é o ponto. Felicidade está em fazer o que se gosta e receber por isso,

O grande desafio, portanto,  é identificar uma carreira em que você faça o que gosta e receba dinheiro por isso. Seja qual for a sua idade esse é o segredo. Nunca é tarde para recomeçar. Invista nisso. Procure pessoas especializadas. Direcione suas pesquisas e esforços para isso.

Esta entrada foi publicada em Carreira, Emprego, Vida pessoal e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>