Carta aos jovens

Este artigo é dedicado aos jovens iniciando as suas atividades profissionais. Aos jovens de  língua portuguesa em qualquer país , seja Portugal, Brasil, angola, Moçambique ou os demais. Serve ainda para jovens de outros países, considerando que o tradutor do Google anda melhorando muito no sentido de suas traduções.


Prezado jovem.

Sei que se conselho fosse bom ninguém dava de graça. Embora o meu não seja tão de graça assim, pois tenho meus interesses pessoais nesse lenga a lenga que vem a seguir.

Você está em uma fase maravilhosa da vida. Tem um mundo de coisas pela frente e provavelmente está encantado com o mundo, descobrindo o amor, o sexo, a música e tantas outras coisas boas.

Poderia falar sobre essas coisas, principalmente de sexo, mas para manter o foco deste site, vou falar para você a respeito de sua carreira, que acredito esteja em fase inicial. Talvez o que eu tenha para dizer se não seja novidade para você. Isso me deixa feliz, você é um dos poucos que já penda seriamente em sua carreira.

O que tenho para dizer é simples e não vai tomar muito tempo. Alias, para ser bem objetivo, eu poderia resumir o que tenho a dizer numa frase: jamais deixe a sua carreira longe das suas mãos.

Ok. Vamos falar um pouco mais sobre isso. Aproveite agora, a sua juventude para apensar na vida. Além de pensar na vida com as garotas pense também como você vai fazer nos próximos anos para não depender da mesada do seu pai.

Eu sei que esse assunto é muito chato, mas a hora é agora. Porque?  Ora, por que não estamos falando apenas em ganhar dinheiro, mas também sobre o enorme tempo que você logo logo vai se dedicar a um trabalho que escolheu.

Sei que você prefere dar tempo ao tempo e a hora de pensar em trabalho vai chegar. Ouça a voz dos mais velhos: a hora é agora.

Você está estudando para que? Quer dizer que há algum tempo já pensou sobre isso e escolheu digamos uma profissão. Já foi um bom passo. Mas, você sabe que essa educação formal que você vai concluir pouco ajuda? Já escolheu uma especialidade? O mundo moderno exige a especialização.

Voltemos então ao começo. Como foi essa escolha. Foi de impulso?  Pesquisa? Ajuda de alguém? Ou usou um serviço profissional para apóia a decisão.

Você está bem no início e tem todo o tempo para corrigir a rota. Aliás. Pode corrigi-la quando quiser, em qualquer idade. Mas agora é mais fácil.

Se você numa usou o apoio profissional para escolher sua carreira, considere fazê-lo agora. Não venha com a desculpa que é caro. Não é mais muito mais caro que um Iphone ou Ipad. Portanto, não há desculpa.

O que você ganha usando ajuda profissional em sua carreira. Muito. O profissional o ajudará em sua coisa muito importante. Sua auto-avaliação. A auto-avaliação é a primeira fase para uma carreira promissora. Quais são os seus pontos fortes e fracos? O que realmente você gosta de fazer?  Como gosta de passar seu tempo? Quais são os pontos profissionais  que você precisa aperfeiçoar.

Primeiro: por que pensar nisso é importante? Por que não há nada melhor passar o teu futuro ganhando dinheiro fazendo o que você gosta.

Segundo: por que você precisa de ajuda para isso? Por incrível que pareça por que você não é a melhor pessoa para descobrir o seu perfil. Há pessoas que possuem habilidades fantásticas para fazer isso. Identificar perfil pessoal é uma área hoje com muitos métodos e técnicas para fazer isso rapidamente.

Vai por mim e não precisa agradecer o conselho. Identifique agora quilo em que você é bom e gosta de fazer e use esse conhecimento para definir e gerenciar a sua futura e promissora carreira seja ela qual for.

Você sempre poderá voltar a usar um profissional de apoio à carreira, mas lhe dou mais um conselho: Não delegue isso demais. Use este apoio inicial e assuma a sua carreira. Aprenda a fazer isso, neste site ou com profissionais. E cuide de sua carreira sempre, talvez até o fim da sua vida. Sim, porque quem faz o que gosta não se aposenta.

Existem muitas técnicas para gerenciar sua carreira, muitas delas tratadas  em artigos deste site. Por ora basta um simples conselho: dedique sempre um tempo para a sua carreira. Estabeleça metas de médio e longo prazo. Prepara-se sempre. Atualize-se.

Resumindo. Não deixe nunca que os outros decidam sobre o seu futuro e a sua carreira. Esteja sempre na direção. Fazendo planos e agindo.

E muitas felicidades.

Um grande abraço.

Jorge C.  Duarte

Você está bem no início e tem todo o tempo para corrigir a rota. Aliás. Pode corrigi-la quando quiser, em qualquer idade. Mas agora é mais fácil.

Esta entrada foi publicada em Carreira, Educação profissional, Qualidade de vida, Vida pessoal. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>